CMEI: SANTA CÂNDIDA
TURMA: PRÉ 1 A
FAIXA ETÁRIA: 5 ANOS
PROFESSORA/ EDUCADORA: SILVIA AMÉLIA E LEILA.
MÊS/ANO: 06/2010
NOME AS SEQUÊNCIA: BRINCANDO E CALCULANDO.
ÁREA DE FORMAÇÃO HUMANA: PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO.
OBJETIVOS: AMPLIAR RELAÇÕES QUANTITATIVAS, DESENVOLVENDO GRADATIVAMENTE O CONCEITO DE NÚMERO E O PENSAMENTO OPERATIVO.
TEMPO DE DURAÇÃO: UMA SEMANA
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- LÁPIS PRETO
- PAPEL SULFITE
- GARRAFA PET
- CREPOM COLORIDO
- TAPETE DE EVA
- BOLA DE BOLICHE
- BLOCO LÓGICO
1° ATIVIDADE: RODA DE CONVERSA FORMAS GEOMÉTRICAS.
EM RODA COM AUXILIO DOS BLOCOS LÓGICOS APRESENTAR ALGUMAS FORMAS GEOMÉTRICAS (CÍRCULO, QUADRADO, TRIÂNGULO E RETÂNGULO).
2° ATIVIDADE: JOGO DA SEQUÊNCIA.
COM AS PEÇAS DOS BLOCOS LÓGICOS, FAZER UMA SEQUÊNCIA E PEDIR PARA QUE AS CRIANÇAS TENTEM UMA DE CADA VEZ SEGUI-LA. EM SEGUIDA PEDIR PARA QUE A CRIANÇA CRIE UMA NOVA SEQUÊNCIA PARA A PRÓXIMA CRIANÇA SEGUIR.
3° ATIVIDADE: CORRIDA DE TRÊS PERNAS.
FORMAR DUPLAS. OS PARTICIPANTES SEGURAM-SE PELA CINTURA, E AS PERNAS, QUE ESTÃO PRÓXIMAS, SÃO AMARRADAS NA ALTURA DOS JOELHOS E TORNOZELOS. ELES CORREM COM TRÊS PERNAS E OS BRAÇOS DE FORA FICAM LIVRES.
4° ATIVIDADE: BOLICHE.
1° PEDIR PARA AS CRIANÇAS TRAZEREM GARRAFAS PET DE CASA
2° COM AUXILIO DAS EDUCADORAS AS CRIANÇAS DEVERÃO FAZER BOLINHAS DE CREPOM COLORIDO PARA ENCHER AS GARRAFAS. CADA GARRAFA DEVE SER DE UMA COR.
3° COLE NUMEROS NAS GARRAFAS. Ex: 1,2,3... E EXPLIQUE COMO SE JOGA.
JOGO:
AS CRIANÇAS SÃO DIVIDIDAS EM GRUPOS E CADA UMA TERÁ A POSSE DE UMA BOLA. AO SINAL DA EDUCADORA, UMA DE CADA VEZ DEVE LANÇAR A BOLA EM DIREÇÃO AS GARRAFAS. ALÉM DE CONFERIR QUANTAS GARRAFAS DERRUBOU, TAMBÉM FICARÃO DE OLHO NA JOGADA DOS COLEGAS, PARA DEPOIS COMPARAREM QUEM DERRUBOU MAIS GARRAFAS.
5° ATIVIDADE: AMARELINHA.
MONTAR UMA AMARELINHA COM O TAPETE DE EVA. EM SEGUIDA EM PEQUENOS GRUPOS EXPLICAR COMO SE PULA . NUM SEGUNDO MOMENTO AS CRIANÇAS DEVERÃO FAZER O REGISTRO DA BRINCADEIRA NA FOLHA SULFITE COM O LÁPIS PRETO.
6° COMPUTADOR: JOGO DAS GRANDEZAS – PEQUENO, MÉDIO E GRANDE.
OBJETIVO: COLOCAR OS SAPATOS NOS PÉS CERTOS. EX: SAPATO GRANDE NO PÉ GRANDE.
7° COMPUTADOR: JOGO DA CORTINA.
NO COMPUTADOR A CRIANÇA SE DEPARA COM UMA CORTINA FECHADA. AO COMANDO DO JOGO A CRIANÇA TEM QUE COM O MAUSE CLICAR NA FIGURA ATÉ CHEGAR AO NÚMERO DESEJADO. AO FINAL A CORTINA SE ABRE E O COMPUTADOR INFORMA SE A CRIANÇA ERROU OU ACERTOU O NÚMERO DE FIGURAS PEDIDO.
8° MESA DAS FORMAS GEOMÉTRICAS.
AS CRIANÇAS PRIMEIRO EXPLORAM A MESA COM O BLOCO LÓGICO, DEPOIS TENTAM ENCAIXAR AS PEÇAS NAS RESPECTIVAS FORMAS.
AVALIAÇÃO: OBSERVAR OS AVANÇOS DA CRIANÇA, MUDANDO OS DESAFIOS À MEDIDA QUE AS MESMAS FOREM CHEGANDO MAIS FACILMENTE AOS OBJETIVOS PROPOSTOS.
Achei maravilhosa a sequência que foi realizada com as crianças, tenho certeza que elas devem ter se divertido muito brincando com a matemática. Parabéns! Josiane
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